quarta-feira, 23 de junho de 2010

Casa do Bem



A Casa do Bem é uma organização não governamental funcionando na cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, no Brasil, que tem como objetivo ocupar jovens em situação de risco com atividades culturais, esportivas, educativas e sociais, desenvolvendo ainda diversos projetos para adolescentes, idosos e, ajudando ainda, com distribuição de alimentos, cursos, palestras e incentivado a sociedade a doar objetos, alimentos, roupas e utensílios domésticos para as pessoas carentes.

Atualmente mais de 30 projetos estão em andamento e, em sua sede social na Rua João XXIII, nº. 1719, em Mãe Luiza, atividades diversas podem ser feitas através de voluntários, tudo sem cobrança de taxas e sem interferência política e nem religiosa.

Com o lema "Fazer o bem sem olhar a quem", a Casa do Bem, atende pelo fone (84) 3202-3441 e tem como presidente o escritor, jornalista e ativista social Flávio Rezende.

A Casa do Bem é de utilidade pública municipal, estadual, legalizada em todos os sentidos, possuindo ainda aval do Conselho Municipal de Assistência Social, além de fazer parte do programa Cidadão Nota 10 do Governo do Estado do RN.


A Casa do Bem desenvolve diversas ações e você pode ajudar doando roupas, calçados, utensílios domésticos, objetos, colchões, alimentos não perecíveis, redes, como também depositar dinheiro na conta da CASA DO BEM, Banco do Brasil, agência 1668-3 - conta nº 26847-X, com as doações podendo ser entregues na rede de postos São Luiz, especialmente o da Via Costeira, ou na casa do escritor Flávio Rezende, na rua João XXIII, 1709 - próximo ao Rarus Motel, solicitando ainda recolhimento pelo fone 3202-3441.


Aceitamos qualquer doação, pois para tudo temos um direcionamento.


Surfistas do Bem: projeto que ensina a prática do surf, bodyboarding na praia de Miami Beach, em Areia Preta e oferece aula de valores humanos, canto, inglês e muitas outras atividades a 60 jovens do bairro de Mãe Luiza, sendo coordenado pelos voluntários Francisco Ventura, Nelino, Éder e Ivanildo.

- Grupo de Dança Ritmo Bom – projeto que ensina dança e balé para 65 jovens do bairro de Mãe Luiza e Rocas, com apresentações diversas em vários palcos de Natal, sendo coordenado pelo bailarino Heberth Gleydson. O projeto também oferece aula de inglês e outras oportunidades para as jovens.

- Capoeira do Bem – Mãe Luiza e Ponta Negra – A Casa do Bem tem dois grupos de capoeira, o de Mãe Luiza tendo como instrutor Petinha e, o de Ponta Negra, com Marílio. Ao todo os dois grupos atendem a 80 crianças que tem outras atividades eventuais.

- Escolinha de Futebol da Casa do Bem – o projeto é coordenado pelos voluntários Taio e Dalua, ensinando a prática do futebol para cerca de 40 jovens de Mãe Luiza, que participam de campeonatos, torneios e aprendem a arte do futebol num campo de praia e no Centro Esportivo do bairro.

- Casa do Bem Futebol Clube – Time de futebol da Casa do Bem, participa de dois campeonatos e serve para congregar amigos do Barro Duro além de divertir e ocupar adultos trabalhadores. Tem em seu comando Bedeu e Didi.

- Cultura do Bem – o projeto Cultura do Bem leva mensalmente jovens e idosos ligados ou não à Casa do Bem para um tour pelos principais pontos culturais e turísticos do Rio Grande do Norte. Os participantes vão acompanhados por guias de turismo e o projeto oferece ainda alimentação.

- Hotel do Bem – o projeto leva mensalmente jovens carentes para um dia de lazer e de aprendizado nos hotéis e pousadas de Natal, com aula sobre as atividades num equipamento deste tipo, o que faz a camareira, o gerente, o recepcionista e acesso as piscinas, culminando com almoço.

- Futebol do Bem – o projeto leva jovens carentes para campos de futebol, dando direito a entrada em campo, autógrafo dos ídolos, assistência privilegiada em cadeiras especiais e lanche. Dentro do Futebol do Bem tem o ABC do Bem e o América do Bem, principais times do futebol potiguar.

- Visita do Bem – o projeto ajuda mensalmente uma ou mais famílias carentes com as doações que são repassadas para a Casa do Bem. As famílias recebem alimentos, roupas, objetos decorativos, utilitários do ar e alguma ajuda financeira, quando tem.

- Natal do Bem – projeto realizado anualmente por ocasião das festividades natalinas, levando para jovens carentes uma festa, presentes, passeios e repassando doações diversas. Cada ano tem um formato diferente.

- Ciclo Natalino do Bem – os jovens do Coral Infantil da Casa do Bem percorrem vários pontos da cidade do Natal cantando abertamente para todos. O Ciclo Natalino do Bem tem o objetivo de tornar a festa de Natal mais feliz para os jovens do coral e abrilhantar mais ainda o clima natalino em Natal. A coordenação é de Cristina Nagahama.

- Coral Infantil da Casa do Bem – projeto coordenado por Cristina Nagahama oferece aos jovens aulas de canto e a oportunidade de integração através de uma formação musical que tem apresentação garantida em vários palcos da cidade e no Ciclo Natalino do Bem. Beneficia cerca de 30 jovens de Mãe Luiza.

- Grupo Vocal Casa do Bem – formação sob coordenação de Cristina Nagahama, com objetivo de oferecer ao planeta um repertório voltado para os valores humanos. Vem se apresentando em eventos diversos com a proposta de difundir a cultura da paz.

- Liberdade aos Passarinhos – trabalho feito pelo presidente da Casa do Bem, Flávio Rezende e voluntários, no sentido de conscientizar os jovens de Mãe Luiza sobre a importância da liberdade que os passarinhos gostam de ter.

- Parcerias do Bem – a Casa do Bem tem diversas parcerias com o objetivo de levar pessoas carentes de Mãe Luiza para academias de tênis, ginástica, musculação, escolas de dança, consultórios médicos e clínicas, sempre com o objetivo de tornar a vida de todos mais feliz.

- Letras e Imagens do Bem – livro publicado anualmente com a colaboração de escritores, jornalistas e voluntários em geral, com os artigos tendo como objetivo proporcionar uma leitura prazerosa e que torne as pessoas mais felizes. Outras partem do livro contém textos de Flávio Rezende e um resumo dos projetos humanitários da Casa do Bem.

- Show Diga Sim ao Bem – show anual da Casa do Bem com apresentação dos diversos projetos, com portões abertos e o público indo em transporte gratuito. Coordenado por Heberth Gleydson, envolve várias crianças ligadas aos demais projetos da Casa do Bem.

- Luau do Bem – Acontece eventualmente por causa do período de chuvas, levando os jovens de Mãe Luiza para uma noite de lazer e cultura na praia de Miami, em Areia Preta, com apresentação de DJ, mesa de frutas e diversão com os capoeiristas, jogos de futebol de praia, os surfistas caem no mar e todos ficam felizes sob os raios benfazejos da lua cheia.

- Cestas Básicas do Bem – Distribuição de alimentos adquiridos através de eventos, doações diversas e penas alternativas. Os alimentos são entregues para famílias carentes ou jovens ligados aos projetos da Casa do Bem. As doações podem ser deixadas na rede de postos São Luiz ou na Casa do Bem.

- Cursinho Cidadão – Oferece aula com professores voluntários para jovens que vão prestar o concurso Vestibular e o Enem, tem o apoio do Shopping Cidade Jardim, juiz Fábio Holanda, empresário Fernando Bezerra e em 2010 as aulas são na escola pública Dinarte Mariz, que entra como parceira da Casa do Bem e da Igreja Batista do Farol. A coordenação é de J.Gilderlei e Chiquinho Gomes.

- Torneio de Futebol de Praia do Bem – Organizado por Chichito, acontece o ano todo na praia de Miami, em Areia Preta, movimentando mais de 20 times de adultos. A Casa do Bem participa com seu time Casa do Bem Futebol Clube e ajuda o evento acontecer.

- Reforma do Bem – Promove em parceria com empresas, pequenas reformas em casas, principalmente de banheiros, telhados e pisos.

- Caminhada do Bem – Leva os jovens para caminhadas com o objetivo de estimular o preparo físico e a contemplação da natureza.

- Dia das Mães do Bem – Eventos diversos programados no Dia das Mães, cada ano tem um formato diferente com entrega de presentes, passeios e homenagens.

- Canto do Bem – Oferece aulas de canto para jovens da Casa do Bem com patrocínio da banda Cavaleiros do Forró, através do seu proprietário Alex Padang.

- Site do Bem – Site da Casa do Bem gentilmente ofertado pela Maxmeio, serve como instrumento de divulgação e de contato entre a Casa do Bem e futuros voluntários. WWW.casadobem.org.br

19/06/2010 - Inauguração da Casa do Bem
Está chegando a hora!!! Dia 15 de julho a nossa querida Casa do Bem será inaugurada!!! Para maiores informações falar com Flávio Rezende (9902-0092).

19/06/2010 - Cultura do Bem
No sábado, dia 26 de junho, acontecerá mais uma edição do projeto Cultura do Bem, onde levaremos as crianças ao \"Aquário Natal\". Quem quiser mais informações, ligar para Flávio Rezende no 9902-0092.

08/06/2010 - Hotel do Bem no Vila do Mar

Dia 8 de junho - Hotel do Bem no Vila do Mar. Quer participar - envie e-mail para acasadobem@gmail.com

Nenhum comentário: